iG Comida- Dicas de pratos, refeições, receitas e onde comer bem

Colunistas

enhanced by Google
 

Tudo por um cafezinho

Uma prosa sobre o preferido dos brasileiros

Giuliana Bastos é jornalista na área de gastronomia. É autora do Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas, Ed. Boccato/Gaia

Café com sorvete

Hábito italiano, acompanhar o expresso com sorvete ganha espaço no Brasil. Misture os dois em uma releitura do clássico Affogato

08/06/2011 09:00

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Divulgação

Sorvete artesanal de doce de leite acompanha o Café Tentação na Freddo, em São Paulo

Como em outras searas, na gastronomia há algumas máximas que permanecem intactas durante anos, em alguns casos, durante séculos. Um exemplo é o hábito de preferir alimentos quentes no inverno e frios no verão. Essa “calendarização” dos cardápios, como bem define o historiador Massimo Montanari em seu livro “Comida como Cultura” (Ed. Senac) surgiu desde 4.000 a.C., quando médicos, como Hipócrates, “recomendavam beber e comer ‘frio’ nos meses quentes e comer e beber ‘quente’ nos meses frios”. Fazia bem à saúde, diziam.

Desde então, preferimos tomar sopa e comer um rico cozido no inverno e atacar sorvetes quando a temperatura sobe. Um pouco entediante, mas funciona. Quem vai questionar que uma bela canja reconforta a alma em noites gélidas? Ou que um sucão não refresca o corpo no verão?

Na contramão, há regiões em que ninguém se furta de um belo gelatto mesmo que em dias muito frios. A Itália é um exemplo. Nossos hermanos argentinos herdaram o hábito e também atacam montes de casquinhas e copinhos no inverno. No Brasil, alguns até encaram um palito, mas há certo preconceito. Para quebrar o geladinho do sorvete (e dar um toque especial ao “vício”), italianos e argentinos, gostam de degustá-lo com uma xícara de expresso ao lado.

Esse delicioso costume, que pode parecer estranho para alguns, está à disposição de quem passar em uma das duas unidades da sorveteria argentina Freddo, recém-aberta em São Paulo e em Alphaville, na Grande São Paulo. Quem pede o Café Tentação se surpreende com o copinho com sorvete de doce de leite artesanal que o acompanha. Na xícara, o expresso do Octavio Café ou com espuma de leite, à escolha do cliente.

E não é só lá. Na também novata Bacio di Latte, em São Paulo, é possível fazer a combinação livremente dos gelatti com expressos da prestigiada Illy. Na Stuzzi, além de poder pedir uma bola acompanhada de um expresso da marca Orfeu, extraído na top máquina da Nuova Simonelli , é possível provar uma boa variedade de drinques que unem a bebida e o sorvete, como o clássico Affogato. Esse misto de sobremesa e bebida de café, em que o expresso é derramado sobre uma bola de sorvete, é encontrado ali em várias versões.

A pedida ganha novos sabores no Cinnamon Affogato, com um toque de canela e chocolate, da rede Wraps, com lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A receita é muito fácil e, com a nuance de temperaturas, vai bem tanto no verão quanto no inverno. No final das contas, o que vale é o sabor.

Foto: Divulgação Ampliar

Café com sorvete para dias quentes ou gelados

Cinnamon Affogato
Receita da lanchonete Wraps, em São Paulo, SP
Rendimento: uma porção

Ingredientes:
1 bola de sorvete de canela
1 xícara (café) de café expresso
2 colheres (sobremesa) de creme de avelã (Nutella)
Calda de chocolate (receita abaixo) a gosto
Granulado de chocolate

Modo de preparo:
Após preparar o café, deixe esfriar completamente. Numa taça de vidro, coloque uma colher de sobremesa do creme de avelã e, por cima, a bola de sorvete de canela. Espalhe a outra colher de Nutella sobre o sorvete. Despeje o café por cima de tudo. Coloque um pouco da calda e finalize com o granulado.

Calda de chocolate
Rendimento: 5 porções

Ingredientes:
1/4 de xícara (chá) de margarina
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de água

Modo de preparo:
Coloque na panela todos os ingredientes peneirados e leve ao fogo brando, mexendo sempre com o batedor de arame. Deixe ferver. Quando a mistura começar a subir, retire do fogo e leve de volta novamente seguidas vezes até que fique com uma consistência grossa.

Dica:
Na receita tradicional do Affogato, o café é colocado ainda quente sobre o sorvete e, desta maneira, deve ser consumido imediatamente. Por isso, muitas casas servem o sorvete e o café separadamente, para o próprio cliente finalizar a sobremesa e, por que não, também se divertir um pouco com a brincadeira.

Serviço:
Freddo
Rua Normandia, 22, Moema, São Paulo, SP, tel. (11) 3562-1654; mais 2 endereços no Brasil

Bacio di Latte
Rua Oscar Freire, 136, Jardim Paulista, SP, tel. (11) 3662-2573

Stuzzi
Rua Paulistânia, 450, Vila Madalena, São Paulo, tel. (11) 3816-0279
Rua Zacarias de Góis, 1.419, Campo Belo, São Paulo, tel. (11) 2495-2272

Wraps
Rua Horácio Lafer, 257, Itaim Bibi, São Paulo, SP, tel. (11) 3881-4150; mais 8 endereços no Brasil


 

Sobre o articulista

Giuliana Bastos - giulibastos@ig.com.br - Giuliana Bastos é jornalista na área de gastronomia. É autora do Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas, Ed. Boccato/Gaia

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo