iG Comida- Dicas de pratos, refeições, receitas e onde comer bem

Colunistas

enhanced by Google
 

Tudo por um cafezinho

Uma prosa sobre o preferido dos brasileiros

Giuliana Bastos é jornalista na área de gastronomia. É autora do Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas, Ed. Boccato/Gaia

Licor de café e ponto final

Pura ou como ingrediente de um drinque, a bebida marca o final das refeições com sabor intenso

13/04/2011 16:23

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Divulgação

Drinque Amore: uma mistura de licor de café, licor Frangelico, expresso e creme de leite

Tem coisa mais simpática do que servir licor ao final de uma refeição? O cálice finaliza o encontro com charme e ainda deixa um gostinho delicioso de recordação. Essa tradição fica ainda mais bacana se o licor oferecido for de café. Ele chega em uma tacinha com o líquido denso, aveludado, adocicado... Dá para surpreender a visita com o carinho depois do café -- ou mesmo no lugar dele, como preferir.

“Faz parte da hospitalidade brasileira, depois de um cafezinho e de um bom bate-papo, servir um cálice de licor caseiro, preparado com frutas como o jenipapo, a jabuticaba, a pitanga, o caju e muitas outras, mas também com café ou cacau”, explicam Rosa Belluzzo e Marina Heck nas páginas de Doces Sabores (Ed. Studio Nobel).

O hábito, que herdamos dos europeus, pode vir com uma roupagem moderna se o licor, em vez de servido in natura, fizer parte de um drinque. A illy, tradicional marca de café italiana, desenvolveu coquetéis com o illyquore -- licor de café da empresa. A bebida, feita exclusivamente com café arábica (grãos de qualidade superior), não ganha a adição de aromas ou corantes artificiais e tem um sabor de café realmente autêntico.

Quem não tiver o licor da illy à mão pode apreciar outras marcas, como Molinari, Kahlúa ou Tía María, entre outros. A sugestão, aqui, é se arriscar na receita abaixo, criada pelo time de baristas da illycaffè. É super simples e cria um efeito surpreendente ao final de um almoço ou jantar. Outra dica é servir apenas o licor em um copo com gelo. Fica muito bom e refrescante. Aproveite!

Drinque Amore

Ingredientes
50ml de expresso longo
20ml de licor de café
20ml de Frangelico
40ml de creme de leite

Modo de preparo
Em um recipiente, vaporize os licores, acrescente o expresso e despeje em um copo especial. Bata o creme de leite em uma coqueteleira com gelo e acrescente à mistura do copo, cobrindo-a. Decore com grãos de café

Sobre o articulista

Giuliana Bastos - giulibastos@ig.com.br - Giuliana Bastos é jornalista na área de gastronomia. É autora do Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas, Ed. Boccato/Gaia

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo