iG Comida- Dicas de pratos, refeições, receitas e onde comer bem

Colunistas

enhanced by Google
 

Tudo por um cafezinho

Uma prosa sobre o preferido dos brasileiros

Giuliana Bastos é jornalista na área de gastronomia. É autora do Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas, Ed. Boccato/Gaia

Pão-de-ló: recheie como bem entender

Receita das boleiras Carla Pernambuco e Carolina Brandão vai bem com diversos recheios e coberturas. Invente o seu

23/05/2011 11:31

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Divulgação/ Fernando Pernambuco

Pão-de-ló é companhia perfeita para o expresso

Vocês já devem ter percebido que sou fã incondicional de bolos. Essa paixão, que acompanha há tempos minha loucura por café (casamento perfeito, aliás, com meus pretinhos favoritos), me tornou também uma admiradora das boleiras -- aquelas mulheres de talento singular que sempre têm uma receita na manga, são amigas íntimas dos fornos e conhecem como ninguém seus macetes e temperaturas.

Chefs já bastante conhecidas (e muito talentosas), Carla Pernambuco e Carolina Brandão, do restaurante Carlota, com endereços em São Paulo e no Rio de Janeiro, e do paulistano Las Chicas, estão entre essas quituteiras de mão cheia. Famosa por suas sobremesas criativas, a dupla se esmera também quando prepara receitas mais básicas como a do pão-de-ló. A versão clássica é um ótimo coringa para uma fornada rápida e vai bem com diversas coberturas e recheios. Na foto, leva recheio de chantilly com pedaços de morango e mais chantilly por cima. Delícia com um expresso!


 

 

 

 

 

Pão-de-ló de baunilha clássico
Rendimento: 8 porções

Ingredientes
6 ovos
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha
Manteiga para untar
Papel-manteiga
Forma redonda de 22 cm de diâmetro

Modo de preparo
Num bowl, junte os ovos, o sal e o açúcar e leve ao fogo baixo em banho-maria, mexendo sem parar, até aquecer levemente. Bata com a batedeira até triplicar de volume. Incorpore a farinha, pouco a pouco, e misture delicadamente. Acrescente a baunilha. Unte a forma e forre com papel-manteiga também untado e distribua a massa.

Leve ao forno a 150 graus e asse por cerca de 45 minutos ou até que enfiando um palito este saia bem sequinho do centro. Desenforme depois de frio e recheie a gosto.

Quatro receitas de bolo gelado
História e receita do bolo de milho
O queridinho bolo de cenoura
 

Sobre o articulista

Giuliana Bastos - giulibastos@ig.com.br - Giuliana Bastos é jornalista na área de gastronomia. É autora do Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas, Ed. Boccato/Gaia

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo