iG Comida- Dicas de pratos, refeições, receitas e onde comer bem

Colunistas

enhanced by Google
 

Quitutes e quitandas

Ingredientes, receitas e curiosidades

Guta Chaves é jornalista, escritora e professora. É co-autora da Larousse da Cozinha Brasileira e Gastronomia no Brasil e no Mundo, da editora SENAC

Açaí: na cuia ou na tigela?

A fruta é energética e ótima para começar o dia. Conheça versões consumidas no Brasil e aprenda receitas

22/09/2011 07:00

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Fernando Mafra/Divulgação Ampliar

Dá para incrementar o açaí com granola, banana, guaraná e o que mais a sua imaginação mandar*

Foi nos anos de 1990 que o açaí na tigela invadiu as praias e ruas do Sudeste. A mania de degustar o suco recém-descongelado, batido com frutas, aveia, xarope de guaraná e coberto de granola, logo pegou. Mas na Amazônia, de onde essa fruta energética é originária, o costume é tomar “vinho do açaí" (chamado assim quando fica com a densidade de um creme) na cuia. Lá, a receita também é diferente. A fruta é macerada numa máquina especial, com farinha de tapioca e o acompanhamento nada tem a ver com cereais ou castanhas: é camarão ou peixe.

Leia também: Sucos matinais para espantar a preguiça

Provei um desse sentada num banquinho de madeira, numa barraca do mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará. Meu pedido veio acompanhado dos peixes dourada e piramutaba. A combinação agridoce parece criação de chef, mas não é. O requinte faz parte da cultura popular da região amazonense.

Leia também: Um passeio pelo Ver-o-Peso, em Belém

Vale lembrar que o sabor original do açaí, sem ser congelado, é mais encorpado e terroso. Há quem o ache forte demais, eu gosto. Existe também o açaí branco, cuja consistência parece um pouco com uma vitamina de abacate. Esse é consumido com açúcar.

A fruta está em todas as mesas amazonenses, como complemento ou prato principal. Serve para fazer mingau para as crianças, por conta de seu valor nutritivo, pudim, musse, sorvete, creme, geléia, licor. Ali, a tradição é tão presente que existe até uma dança do açaí, realizada por grupos folclóricos do Pará.

Leia também: Tacacá é prato brasileiro multissensorial

Mas por que não se come açaí com fruta na Amazônia? Uma explicação vem das crendices alimentares. Antigamente, diziam que a mistura fazia mal. Segundo o folclorista e pesquisador potiguar Luís da Câmara Cascudo, a superstição vem do período medieval, época em que achavam que frutas in natura não faziam bem para a saúde – a menos que misturadas com farinha.

Curta o iG Comida no Facebook e siga no Twitter

Eu gosto dos dois jeitos. Adoro açaí com farinha, mas acho que ele combina super bem com outras frutas. Seguem duas receitas, a que o chef paraense Thiago Castanho, do Remanso do Peixe, gosta de comer em casa e a que minha sobrinha paulistana, Raquel de Crixi, faz para o marido e a filha. Seja do jeito nortista ou à moda do Sudeste, comer açaí é delicioso e super energético! Prepare o seu.

Açaí na cuia, como na região amazônica

Açaí na tigela, como no Sudeste

*Na foto, açaí do carioca Bibi Sucos

Sobre o articulista

Guta Chaves - gutachaves@gutachaves.com.br - Guta Chaves é jornalista e escritora na área de gastronomia. É co-autora dos livros Larousse da Cozinha Brasileira e Gastronomia no Brasil e no Mundo, da editora SENAC

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo