Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Comida brasileira para Obama

Cardápio do presidente terá feijão tropeiro e sorvete de graviola. Aprenda a fazer

Roberta Malta, especial pra o iG São Paulo |

Divulgação
Bolo de rolo com sorvete de graviola: sobremesa brasileiríssima para Obama
No almoço oficial que a presidenta Dilma Rousseff oferecerá ao presidente dos EUA, Barack Obama, neste sábado, no Palácio do Planalto, nada da comida saudável que a primeira-dama americana, Michelle Obama, tanto alardeia.

O cardápio, brasileiríssimo, terá salada verde com manga, picanha grelhada, feijão tropeiro e crisps de couve, tudo regado a vinho nacional. As sobremesas não ficam atrás: sorvete de graviola, fruta típica nacional, e bolo de rolo, que é patrimônio cultural e imaterial do Estado de Pernambuco. À mesa terão ainda pratinhos com abóbora, abacaxi, mamão, casca de laranja e figo cristalizados.

Leia mais sobre bolo de rolo
Picanha, a rainha do churrasco
Leia sobre a viagem de Obama

O menu, definido pelo cerimonial do Itamaraty, está a cargo do Buffet Porto Vittoria, que atende ao Ministério das Relações Exteriores e já serviu um sem número de chefes de Estado. “A orientação recebida é que Obama não tem restrição alimentar alguma”, afirma a assessoria da empresa.

Brasileirices para o presidente

Para acompanhar a suculenta picanha maturada, corte bovino preferido da nação, um prato típico do Brasil Colonial. O feijão tropeiro foi criado pelos comerciantes – chamados de tropeiros – que saíam do Sul do país montados em mulas, carregando ingredientes secos como farinha, charque, torresmo, queijos. “Representa bem a cozinha rústica, de subsistência daquele tempo”, diz Ivan Achcar, chef dos restaurantes Café Journal e Casa da Fazenda do Morumbi, ambos em São Paulo.

O sorvete de graviola servido como sobremesa, junto com bolo de rolo, um dos maiores orgulhos pernambucanos, também representa bem o País. A fruta é, segundo Rita Medeiros, da sorveteria Sorbê, especializada em gelados com sabores do cerrado, “ácida, muito perfumada, saborosa, bem característica do Brasil”. Se depender do cardápio, as visitas do presidente norte-americano serão frequentes. Afinal, não há gringo nesse mundo que resista aos nossos temperos, doces e frutas.

Quem quiser brincar de presidenciável, pode preparar em casa duas receitas do cardápio oferecido a Obama. Para ficar ainda mais real, a sugestão é servir salada e sobremesa empratadas, e o prato principal, à francesa. A comilança em Brasília começará às 13h em ponto.

Divulgação/ Luna Garcia
Feijão tropeiro será o acompanhamento principal da picanha servida ao presidente
Tropeiro de feijão
Receita de Ivan Achcar do Café Journal e da Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo, SP

Rendimento: 10 porções

Ingredientes
0,5 kg de feijão jalo cozido e escorrido
100 g de bacon em cubos pequenos
200 g de carne seca dessalgada, cozida
100 g de torresmo
200 g de cebola em cubos médios
50 g de banha de porco
150 g de queijo coalho em cubos médios
Cebolinha verde, coentro e farinha de mandioca quanto baste

Modo de preparo
Em uma caçarola frite o bacon na banha. Adicione a cebola e sue, junte o feijão, a carne seca grossamente desfiada e o torresmo. Junte a farinha até obter a textura de uma farofa, finalize com o queijo coalho e os cheiros verdes.

Divulgação/ Lula Lopes
Aprenda a fazer o gelado de fruta típica
Sorvete de graviola
Receita de Rita Medeiros, da Sorbê, em Brasília, DF

Ingredientes

2 kg de graviola; 2 ½ l de água; 350 g de açúcar

Modo de preparo

Bata a fruta com a água e congele. Bata de novo, em batedeira ou sorveteira, com o açúcar; congele de novo e torne a bater. Se quiser um sorvete mais aerado repita a operação mais duas ou três vezes.

Serviço

Casa da Fazenda do Morumbi
Avenida Morumbi, 5594, Morumbi, São Paulo, SP, tel. (11) 3742-2810
Café Journal
Alameda dos Anapurus, 1121, Moema, São Paulo, SP, tel. (11) 5055-9454
Sorbê
405 Norte, bloco C - loja 41, Asa Norte, Brasília, DF, tel. (61) 3447-4158
 

Leia tudo sobre: Obamacardápiovinhos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG