Publicidade
Publicidade - Super banner
Comidas
enhanced by Google
 

Bolo gelado: doçura em pedaço

Quatro sabores ideais de bolos para embalar em alumínio: coco, chocolate, limão e pistache. É só desembrulhar

Larissa Januário, especial para o iG São Paulo

Tricia Vieira/Fotoarena
Macio e molhadinho: o segredo é banhar o bolo ainda quente na calda
Molhadinho, do tipo que se desmancha na boca à primeira mordida. O bolo gelado de coco, embrulhado no alumínio, tem cara de festa de aniversário infantil: a criançada ansiosa se coloca ao redor da mesa aguardando a distribuição dos pedaços. Não é uma receita de se comer com os olhos, mas com as mãos. A surpresa aparece só depois de desembrulhar o pacotinho.

SIGA O IG COMIDA NO TWITTER E NO FACEBOOK

Festivo e democrático, o bolinho no alumínio já vem em pedaços. “Partilhar um bolo, um doce em calda, receita de família, é um importante elo que celebra encontros, festa, fortalecimento de relações”, escreve o antropólogo Raul Lody em seu Dicionário do Doceiro Brasileiro (Editora Senac). Os bolos sempre tiveram uma função social de marcar momentos importantes na vida de quem os consome. Tamanha sua importância que o antropólogo Gilberto Freyre registrou cerca de cinquenta receitas tradicionais da cultura brasileira, inclusive o de coco. Estão todas no livro Açúcar (Editora Gaia).

Além de comemorativo, o bolo quando servido no formato embrulhado é prático. Segundo a chef e doceira Carole Crema, ele chega a durar até uma semana na geladeira, sem perder textura e sabor. “Sem contar que muito fácil e rápido de fazer”, afirma a chef, que oferece sua versão de bolo gelado de coco no alumínio na doceria La Vie en Douce, em São Paulo.

Os bolos são como plataformas fofas e aveludadas para diferentes sabores, texturas e aromas. Por isso aceitam invencionices e combinações das mais diversas. A convite do iG Comida, a dupla de chefs Carole Crema e Marina Hernandez entrou no clima de brincadeira do embrulha e desembrulha. Juntas, criaram novos sabores, além do clássico coco, para o bolinho gelado no alumínio.

RECEITAS

BOLO GELADO DE COCO

BOLO GELADO DE CHOCOLATE

BOLO GELADO DE LIMÃO

BOLO GELADO DE PISTACHE

Veja também:

Receitas de bolo simples em formas lindas e diferentonas

Mais

Truques para dar outros sabores ao bolo de nada e deixar a massa fofinha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG