Publicidade
Publicidade - Super banner
Comidas
enhanced by Google
 

Bruschetta, simples assim

Feita de pão amanhecido, a bruschetta é uma elegante maneira de aproveitar restinhos de comida. Confira receitas e truques

Camilla Gobatti, iG São Paulo |

Tomas Rangel/Divulgação
A regra para fazer uma bruschetta gostosa é combinar ingredientes e soltar a criatividade
Fatias de pão rústico italiano amanhecido, aquecidas em grelhas, no calor de lareiras, e untadas com azeite de oliva: foi aproveitando sobras de ingredientes que nasceram as bruschettas. “A data do surgimento da preparação é desconhecida. Só sabemos que servia de lanche para trabalhadores rurais", afirma Sérgio Arno, do La Pasta Gialla (rede de restaurantes italianos, que começou como bruschetteria). Do modo de preparação também veio o nome: em italiano “bruscare" significa torrar ou chamuscar. “Com o passar do tempo, elas receberam coberturas e, hoje, as versões são tantas que qualquer ingrediente cabe na receita. Basta combiná-lo da maneira correta”, diz.

Alguns detalhes são fundamentais para evitar que as convidativas fatias se transformem em simples torradas cobertas por tomate: a crocância da bruschetta não deve ser obtida em forno convencional. "Utilize uma grelha de metal, que é facilmente encontradas e endurece o pão apenas por fora", diz Cristiano Lanna, que divide a chefia da Prima Bruschetteria, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com Erik Nako. "As fatias devem ser tostadas de ambos os lados para não absorver a umidade do recheio”, afirma. Segundo ele, forno elétrico ou torradeira podem a substituir a grelha, mas o a gás resseca o interior do pão.

Outro erro é confundir bruschetta com torrada de alho, comidinha tão presente nos antepastos de restaurantes italianos. Aqui, o alho in natura deve ser esfregado no pão ainda quente e em apenas uma de suas superfícies, antes de receber a cobertura. O ingrediente, aliás, não é obrigatório no preparo. “Ele deve ser incluído somente nas receitas que combinam com o tempero. Bruschettas de salmão defumado, de brie, ou as que levam só queijo, por exemplo, não vão bem com alho", afirma Arno. Nas de tomate, carne ou frango, em compensação, dá para abusar do produto.

Aproveitar ingredientes é um ótimo pretexto para uma leva de bruschettas. "Sobras de legumes grelhados, de queijos, salames e outros embutidos são ótimas sugestões para combinar livremente", diz Cristiano. O iG Comida selecionou receitas irresistíveis para você fazer a limpa na geladeira. Siga as dicas e use a criatividade. Não vai sobrar uma bruschetta para contar história.

Divulgação
Versão com presunto cru, do chef Sérgio Arno
Bruschetta com presunto cru, tomate marinado e rúcula
Receita do livro "10 Anos de La Pasta Gialla", do chef Sérgio Arno

Rendimento: uma porção

Ingredientes
1/4 de fatia de pão italiano
1 fatia pequena de presunto cru
1/2 xícara (chá) de tomate marinado
4 filhas de rúcula
1 dente de alho
Uma colher e meia (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo
Toste o pão em uma grelha, esfregue o alho em uma de suas superfícies e regue com azeite. Cubra a fatia com o presunto fatiado, a rúcula, cortada em julienne, e os pedaços de tomate. Regua com um pouco mais de azeite extravirgem de oliva. Sirva imediatamente.
 

Tomas Rangel/Divulgação
Com ovos mexidos e farofa crocante de Parma
Bruschetta de Ovo Mexido, Farofinha de Parma e Azeite de Trufas
Receita de Cristiano Lanna e Erik Nako, do Prima Bruschetteria
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
4 ovos
100 ml creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de queijo grana padano ralado
8 fatias bem finas de presunto de parma
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino
Azeite
4 fatias de pão italiano
1 dente de alho
Azeite de trufas

Modo de Preparo
Unte uma assadeira com azeite e espalhe uma camada de fatias de presunto de parma. Leve ao forno baixo até que as fatias estejam torradas. Deixe esfriar para ficarem crocantes. Pique-as, então, com a faca ou no processador até obter a aparência de uma farofa. Reserve em um pote bem fechado até a hora de utilização. Misture os ovos com o creme de leite e queijo o grana padano. Tempere com sal e pimenta. Leve a mistura a fogo baixo, em uma panela antiaderente e derreta a manteiga. Em seguida, adicione os ovos e siga mexendo até que cheguem ao ponto desejado. Tente deixá-los ainda cremosos e não muito sólidos. Enquanto os ovos cozinham, torre levemente as fatias de pão em uma grelha ou em uma torradeira. Corte o dente de alho ao meio e esfregue o lado cortado sobre cada fatia de pão ainda quente, para aromatizá-los. Espalhe, então, os ovos sobre as fatias de pão e salpique com a farofinha. Regue com um pouco do azeite de trufas e sirva imediatamente.
 

Serviço
La Pasta Gialla
Alameda Lorena, 1285, Jardins, São Paulo. (11) 3061-3055. Mais dez endereços em São Paulo e nove em outros estados; www.lapastagialla.com.br

Prima Bruschetteria
Em São Paulo: Rua Aspicuelta, 471, Vila Madalena, São Paulo. (11) 2924-1549.
No Rio de Janeiro: Rua Rainha guilhermina, 95, Leblon. (21) 3592-0881; www.primab.com.br










Leia tudo sobre: Bruschettareceitapão italiano

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG