iG Comida- Dicas de pratos, refeições, receitas e onde comer bem

Cozinha A-Z

enhanced by Google
 
Guta Chaves e Dolores Feixa, especial para o iG São Paulo
  • A

Abafar - Técnica usada para preparar um alimento no seu próprio suco. Tampa-se bem a panela e se cozinha lentamente, em fogo baixo, de forma que os ingredientes suem e cozinhem nos seus líquidos.

Abridor de ostra - Possui uma lâmina dura e pequena que dá segurança na hora de abrir. Primeiro coloca-se a ponta e depois se vira a faca para abrir a ostra.

Açafrão - Especiaria extraída dos filetes das flores da variedade Crocus Sativus. Muito consumida na culinária da região do Mar Mediterrâneo em risotos, na Itália, e na paella espanhola.

Açafrão - Especiaria extraída dos filetes das flores da variedade Crocus Sativus. Muito consumida na culinária da região do Mar Mediterrâneo em risotos, na Itália, e na paella espanhola.

Acelga japonesa - De amplo uso na culinária nipônica, a acelga japonesa é conhecida também como couve-chinesa. As folhas cozidas entram em recheios para massas e, cruas, são ótimas para saladas e conservas.

Aferventar - Deixar os alimentos por alguns minutos em água fervendo. Os legumes devem passar em seguida por um processo de resfriamento em água com gelo para manter a cor. Tubérculos como batatas são cozidos em água fria até levantar fervura e passam logo após por resfriamento. Fervem-se carnes quando se deseja tirar o excesso de sal ou eliminar impurezas.

Aferventar casca de cítricos - Para que as cascas de frutas cítricas não fiquem com sabor amargo, devem ser colocadas em água fria e retiradas antes de levantar fervura, repetindo-se a operação.

Agar-agar - Substância encontrada em determinadas algas vermelhas, ótima para fazer gelatinas e geléias. Muito usada na cozinha de vanguarda por suportar calor de até 40 graus.

Água de flor de laranjeira - Ingrediente muito comum na cozinha sírio-libanesa é uma essência que aromatiza os doces como o creme de arroz ao leite (roz bhalib).

Água de rosas - Perfumar sobremesas com essência de água de rosas é hábito comum na culinária árabe, empregado, por exemplo, no malabie (manjar branco).





  1. Anterior
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. Próxima
Ver de novo