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Hora do jantar ¿ bem leve

Veja algumas sugestões de pratos saudáveis e apetitosos para ter uma noite tranquila

Flávia Pegorin |

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As mulheres famosas vivem dando essa dica: para perder peso, o truque é jantar algo muito, muito leve. Atrizes, cantoras e toda a turma célebre aposta nas saladas, sopas, sucos. E elas não estão erradas. Um jantar leve, principalmente na época do calor, pode garantir não só economia de quilos na balança, mas também uma noite de sono realmente em paz.

 

Uma sopa à noite, por exemplo, é um bom negócio inclusive segundo os especialistas. Quente ou fria, a sopa é um alimento que não exige esforço do estômago e satisfaz sem dar sensação de exagero, diz a nutricionista Sarah Regina DAfonte, de São Paulo. De fácil digestão, ela cumpre perfeitamente a tarefa de alimentar sem estufar ¿ como deve acontecer com todo prato feito para o jantar.

 

Abaixo, a nutricionista dá outras dicas de jantares leves, saborosos e de digestão tranquila.

 

Sopas
Creme de queijo amarelo, não! A melhor sopa para a noite é aquela que contém alguma proteína magra (cerca de 100 gramas de músculo, frango ou peixe), legumes de todo tipo e alguns grãos. Para dar uma graça, pode-se acrescentar tofu ou queijo branco picado, além de peito de peru.

 

Sanduíches frios
Um lanche natural pode ser ótima pedida ¿ mas é bom evitar maionese, cremes e molhos prontos. Isso não é nada natural mesmo... O sanduíche leve pode reunir pão integral, verduras como alface ou rúcola, queijo branco e até ser incrementado com legumes grelhados, como cenoura, abobrinha ou berinjela, ou cogumelos feitos no vapor.

 

Salada apetitosa
O perigo de optar apenas por uma salada é cair na tentação de acrescentar ali dezenas de produtos, como toda sorte de conservas, croutons, queijos amarelos, molhos prontos, sal demais etc. Saladas são boas opções quando contêm, no máximo, além das folhas verdes, quatro ingredientes leves e quando são temperadas com pouco azeite e limão ou vinagre.

 

Omelete
Para quem sente mais fome à noite, essa pode ser a melhor escolha. Para cada pessoa, a omelete só precisa levar dois ovos batidos com ¼ de xícara de leite desnatado ¿ e ser incrementada com sabedoria. A receita costuma ficar ótima (e ainda leve) quando adicionada de tomates picados, cogumelos, azeitonas ou verduras como espinafre. O orégano também é perfeito para temperar e dar sabor à omelete.

 

Peixe no envelope
Quer uma boa dica? A nutricionista Sarah Regina ensina: uma boa receitar para a noite é separar uma folha de papel alumínio e, sobre ela, colocar um filé de peixe branco, legumes picados em cubos bem pequenos, acrescentar sal a gosto sobre tudo e regar com azeite. Então basta dobrar o papel formando um envelope, bem fechado, e colocar no forno médio por 20 a 25 minutos. Está pronto um jantar de rei, mas muito leve.


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