Publicidade
Publicidade - Super banner

Pelo mundo

enhanced by Google
 

Ilhas Baleares

Formado por ilhas como Maiorca, Menorca e a badaladíssima Ibiza, o arquipélago tem sua gastronomia pautada sobretudo por pescados

Guta Chaves e Dolores Freixa, especial para o iG São Paulo


Espanha - Ilhas Baleares

O arquipélago das Baleares é formado pelas ilhas Maiorca, Ibiza, Menorca, Cabrera, Formentera e mais algumas ilhotas vizinhas. Um dos destinos mais agitados é a sempre badalada Ibiza, cujo centro urbano é Patrimônio Mundial pela Unesco.

Importantes historicamente, essas ilhas mediterrâneas foram habitadas por inúmeros povos, como fenícios, gregos, cartagineses, romanos, mouros e turcos. De uma ilha para outra há variações de cozinhas, com influência da culinária da Catalunha.

Basicamente, destacam-se os pratos de peixes e mariscos. Há ensopados feitos com lagosta, com o raó (pequeno peixe de sabor sublime) e os lagostins reais de Menorca. Também é comum composições à base de legumes e de carne de porco. Em Menorca, a zona de Mahón é a terra da maionese - e reivindica a origem da receita. É também famoso o queijo Majón.

Ingredientes típicos das Ilhas Baleares
Pratos típicos das Ilhas Baleares


Ingredientes e produtos típicos das Ilhas Baleares

Gim: produzido há cerca de 200 anos na Ilha de Menorca, o gim tornou-se um dos produtos mais característicos da Ilha. É feito sob os métodos tradicionais desta bebida e, nesta região é destilado a partir de álcool de vinho, e aromatizada com zimbro. A marca mais famosa da ilha é o Gin Xoriguer. Da mistura de gim com tônica resulta uma das bebidas da moda no verão em Barcelona. O tipo de gim, porém, pode variar. Assim como sua procedência. Leia mais na reportagem Gim-tônica: uma bebida mais complexa do que se imagina (acima).

Licor de hierba: bebida do século XVII, feita com várias ervas, entre elas, alecrim, tomilho e plantas anisadas. Acrescenta-se, ainda, casca de limão e laranja, resultando numa cor âmbar.

Queijo Majón: queijo de leite de vaca da Ilha de Menorca. Pela sua denominação de origem é chamado de queijo Mahón-Menorca. É um queijo de massa prensada, não cozida e forma retangular.

Salsa mahonesa (maionese): conta a lenda que a maionese foi inventada em 1756 pelo chef francês do Duque de Richelieu. Numa guerra entre britânicos e franceses, em Port Mahon, na Ilha de Menorca, o cozinheiro do duque para comemorar a vitória, inventou uma receita à base de ovos e azeite de oliva. Em homenagem ao local da batalha vencida, deu-lhe o nome de mahonnaise.

Sobrasada: embutido tradicional feito de carne de porco e especiarias. Sua cor alaranjada se deve ao pimentão.

Vinhos: a principal uva cultivada nas ilhas é a tinta manto negro. Há também brancos feitos da casta moll, cruzada com parellada. Também se produz vinhos rosados.

Pratos típicos das Ilhas Baleares

Arròs Brut: é o “arroz sujo”, em que o cereal é preparado com especiarias e fígado de galinha ou coelho, ficando, por isso, escuro.

Berenjenas rellenas: as berinjelas são recheadas de uma mistura de cebola, pão, ervas, algumas vezes tomate e carne de porco.

Coca de trampó: prato que se assemelha à pizza, coberta vários vegetais, principalmente cebola e pimentão.

Ensaimada: torta doce em forma de espiral, comida no café da manhã ou no lanche da tarde. É feita com farinha, açúcar glaceado, ovos e manteiga.

La caldereta de lagosta da Ilha de Menorca: sopa espessa à base do crustáceo, é um prato de fama internacional. Leva alho, salsinha, tomates, amêndoas frescas, caldo de rapé (marisco), azeite de oliva e conhaque.

Sopa Mallorquina: sopa feita com fatias de pão, pimentão, alho, tomate, alcachofra, favas, couve-flor, batata, azeite e pimenta, variando conforme as verduras da estação.

Tumbet: simples e saborosa essa receita à base de vegetais, preparada em panela de barro (greixera) alterna camadas de pimentão e tomate com batata.

Referências bibliográficas

BEATO, Manoel; CHAVES, Guta (Org.). Guia de Vinhos Larousse. São Paulo: Editora Larousse, 2007.
BERTOLINO, Cíntia. A nobreza suína da Extremadura. São Paulo: Jornal O Estado de São Paulo, Caderno Paladar, 22 de abril de 2010.
CHAVES, Guta (Org.). Larousse do Vinho. São Paulo: Editora Larousse, 2007.
CANHOTO, Susana. FAUSTINO, Ana. TRUTTER, Marion. Culinária Espanha: especialidades espanholas - San Mauro: Konemann, 2001.
DOMINGO, Xavier. HUSSENOT, Pierre. The taste of Spain - Paris: Flammarion, 1992. Espanha: Guia Visual Folha de S. Paulo. São Paulo: Publifolha, 2007.
FECAROTTA, Luiza. Pérolas aos porcos. São Paulo: Jornal Folha de São Paulo, Caderno Ilustrada, 22 de abril de 2010.
Galícia: Rotas de Queijos e Vinhos. Galícia: Consellería de Cultura, Comunicación Social e Turismo. Gastronomia y turismo en Espana - Madrid: 1993.
GRATACOS I GRAU, Mariona. VILLANUEVA, Ambrosio Berasain. TRUTTER, Marion. Un paseo gastronomico por Espana - Koln: Konemann, 1999.
Guía de Gastronomía Euskadi – Pais Vasco. Euskadi: Servicio Central de Publicaciones Del Gobierno Vasco, www.paisvascoturismo.net
Guia Visual - Folha de SãoPaulo. COLABORAÇÃO DE JOHN ARDAGH, David Baird. CALCAGNOTTO, Daniela. Espanha - Londres: Dorling Kindersley, 1996.
La Gastronomia Española. Turespanã. Secretaria General de Turismo y Ministerio de Industria, Turismo y Comercio. http://www.spain.info/
PRADO, Marianinha. 100 receitas espanholas. 2.ed - São Paulo: Marco Zero, 1994.
Rutas vino de España. Espanha: Turespaña, Ministério da Indústria, Turismo e Comércio. Saboreando as Asturias, receitas da boa cozinha asturiana. Astúrias: Sociedad Regional de Turismo Del Principado de Asturias, 2004.
SANTAMARIA, Santi. A cozinha a nu. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
SPILOTROS, Daniela. A peso de ouro. São Paulo: Editora 4 Capas, Revista Prazeres da Mesa, 2004, p. 26-29
WALDMAN, Marta. A cozinha espanhola - São Paulo: Melhoramentos, 2002.

Sites consultados
http://www.canfabes.com
http://www.doitinspain.com/Espanol/gastronomia.php
http://www.elbulli.com
http://www.historiacocina.com/gastronomia/espana.htm
http://pateriasousa.com/sousaweb.swf
http://www.tourspain.es

Documentários em VHS
Espanha: o Levante. Coleção Viagem pelos Sabores da Europa. São Paulo: arquivo da biblioteca do SENAC Francisco Matarazzo.
Espanha: A Catalunha. São Paulo: arquivo da biblioteca do SENAC Francisco Matarazzo.
Espanha: Andaluzia. São Paulo: arquivo da biblioteca do Senac Francisco Matarazzo.

Pesquisa de fotos: Priscila Zuini, Junior Milério e Getty Images